terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto Caixinha Mágica

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Projeto: Caixinha Mágica

Público Alvo: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Tempo de execução: Março à Dezembro de 2012 e 2013
Orientadora: Nídia Paula Guerra
Objetivo Geral:

Promover a inclusão de crianças do ensino fundamental ao uso do computador e da internet, utilizando esses instrumentos como contribuição para a aprendizagem através de ferramentas educacionais disponíveis na rede.

Objetivos específicos:

  • Possibilitar às crianças o uso de equipamentos que não fazem parte de sua vida diária.
  • Ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula com o uso de computadores e internet;
  • Desenvolver o hábito da leitura e escrita digital sem comprometer as formas tradicionais;
  • Contribuir para uma melhor percepção, atenção, raciocínio lógico, coordenação motora, memória, leitura e escrita;
  • Desenvolver novas metodologias que possam contribuir com um ensino-aprendizagem satisfatório;
  • Desenvolver o conhecimento básico de Informática, como ferramenta fundamental no contexto atual.
  • Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias.
  • Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas.

Introdução

Estamos vivendo a era da informação, as novidades da tecnologia estão cada vez mais diversificadas e rápidas, em muitos casos nem conseguimos acompanhar esse desenvolvimento. Por outro lado, o uso de computadores tem crescido sensivelmente e o acesso a internet também. Na atualidade, o uso de tal instrumento tem sido de grande importância tanto nas atividades diárias de um escritório quanto no uso doméstico, o acesso a informação e a redes sociais tem se ampliado fortemente. Sabe-se que o mesmo desperta grande interesse de crianças e jovens. É com esse intuito que se pretende despertar um maior interesse pelas aulas e, portanto, um melhor aproveitamento e maior rendimento escolar. Na cidade de Alto Santo nem todos possuem esse acesso, as crianças da escola Cazuza Bezerra estão incluídas nessas estatísticas, grande parte ainda não sabe utilizar um computador ou conhecem muito pouco, pois a clientela da escola é na maior parte carente. A referida escola possui um Laboratório de Informática com computadores modernos, o que possibilita a utilização dos mesmos como recursos didáticos. Com o objetivo de promover essa inclusão e usá-la a favor da aprendizagem, o projeto Caixinha Mágica procura desenvolver na criança o hábito da leitura e escrita com as ferramentas educacionais disponíveis na rede, que envolvam diversos campos do conhecimento, desde a língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e temas transversais como cidadania, saúde e meio ambiente. É preciso esclarecer que o projeto visa à contribuição para a aprendizagem, ou seja, o aluno ampliará o aprendido em sala de aula, colocará em prática o que aprendeu com o professor (a) ou ainda aprenderá de outras formas aquele conteúdo específico.


Metodologia

Para desenvolver um bom trabalho e atingir os objetivos propostos é preciso recorrer a estratégias diversificadas, entre elas a utilização de jogos educativos da internet (raciocínio, coordenação motora) ou disponíveis no programa Linux Educacional, apresentação de ferramentas educacionais disponíveis no Linux Educacional 3.0, realização de leituras de textos variados, produzindo reconto de histórias, escrevendo pequenos textos produzidos em sala ou no laboratório de informática, desenhos e pinturas, produção de livro (com coletânea de textos e desenhos dos alunos), pesquisas e produção de um livro virtual.

Resultados

No mundo atual se faz necessário o conhecimento de vários instrumentos modernos que estão presentes em nossa casa e em nosso trabalho. Com a perspectiva de incluir crianças ao uso do computador/internet e principalmente utilizar esses equipamentos para melhorar o aprendizado em sala de aula e o interesse do educando é que nasceu o projeto Caixinha Mágica . Espera-se que com o desenvolvimento do mesmo, os objetivos propostos acima sejam alcançados, contribuindo para um rendimento satisfatório tanto em sala de aula quanto nas avaliações externas.




























Um comentário:

  1. O Projeto Caixinha Mágica teve iniício em março de 2012 com a continuação em 2013. Atende alunos de segunda a sexta com atividades enriquecedoras como: noções básicas de computação (utilização do teclado, criação de pastas, salvar documentos) digitalização de textos, alimentação do blog, cobertura dos eventos da escola Cazuza Bezerra, jogos ducativos entre outros.

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